domingo, 27 de abril de 2008

È Bataka,é Tambor,Suor e Ritmo;é Evandro Passos.



Axé,Quilombolas Internáuticos!

Corpo Negro - Expressão e Cultura é sinônimo de EVANDRO PASSOS. Especializado em danças africanas, pelo Ensemble Djolem - Costa doMarfim, África, e possui, cursos no Alvin Ayle e no Leslzy School, ambas em Nova Iorque, EUA. Diretor da Associação Sócio Cultural Bataka, professor do curso de Dança e Cultura Afro-Brasileira do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH) e membro do Comitê Internacional de Dança, órgão da Unesco,esse mineiro de Diamantina,tem ressignificado nossa história através das coorporeidades da dança afro- brasileira.



A Associação Cultural Bataka,fundada por ele em 1982,é uma das ações afirmativas mais importantes realizada por Evandro Passos. Composta por jovens,adultos,pessoas da melhor idade e até mesmo crianças, vem aprendendo a história e a cultura da matriz africana através da dança. Dança que inclui, que luta pelo combate a discriminação e ao racismo,valorizando a diversidade presente no Brasil.
Valorizar e demonstrar toda essa gama cultural,não tem lugar. Comprovando tudo isso,no dia 12/04/08 ,organizado pela Associação Cultural Bataka,houve um gostoso encontro com vários amantes da dança afro. O aulão no Parque Municipal(nome popular do local) de Belo Horizonte.Tendo início ás 14 hs, ao som de Djambês , afoxés,tambores mineiros,tumbadoras e agogôs, ritmos como congo,ijexá e samba deram o tom daquela tarde de sol,com a participação de professores convidados, compartilhando saberes harmoniosamente.
E assim, esse nosso irmão preto, escreve mais um capítulo na nossa história.Escreve com próprio punho, suor,lágrimas, lutas e vitórias,música e ritmo, o movimento ancestral circular, uma das expressões da formação da nossa identidade, o axé do próprio corpo.

AXÉ!!!
Luciana Matias

Um comentário:

Ilton Cesar disse...

Bom dia,
sou professor de uma faculdade publica de história e coordeno uma curso em História da África e da cultura afro-brasileira. Meu nmé é Ilton Cesar.
Gostaria de saber se você realiza curso, workshop ou oficina sobre dança ou música africana ou tem contato com Evandro Passos? Em caso de você mesma realizar estas atividades, tem idéia de valores?
Obrigado
Ilton