Olá, Quilombolas Internáuticos!
Retomamos nossas atividades por aqui. Fizemos nossa última postagem há onze anos atrás. Quanta coisa aconteceu? Quantas mudanças houve no mundo?
Retornar a este espaço é fazer a experiência de Sankofa.
Sankofa, segundo Elisa Larkin Nascimento, é um ideograma pertencente a um conjunto de símbolos gráficos de origem akan chamado adinkra. Existem dezenas destes símbolos em que, a cada um, se remete um signifcado representando um ditado ou fábula de cunho filosófico desta cultura.
O Ideograma Sankofa, é representado pela imagem de um pássaro, cujo o olhar se volta para trás. Este ideograma, quer justamente nos atentar à importância em conhecer
, refletir e valorizar o tempo passado para a agência no futuro.
" Nunca é tarde para voltar e apanhar aquilo que ficou para trás , a sabedoria de aprender com o passado para construir o presente e o futuro".
É neste sentido a retomada dos nossos encontros por aqui. Pensar a educação das relações étnico raciais e antirracistas por meio das expressões dos corpos negros nas artes, na literatura e filosofia afrocentrados. Corpos que expressam conhecimentos e ressignificam experiências ontológicas.
Neste nosso território, somos convidadas, convidados, convidades a conhecer, fruir e fazer essa travessia como que em uma comunidade de aprendizagem, construindo e compartilhando saberes, fortalecendo- nos coletivamente. Vamos juntes?
@professoralucianamatias
AFROCENTRICIDADE- CAMINHO PARA NOVOS FUTUROS
Nenhum comentário:
Postar um comentário