sábado, 10 de maio de 2008

ORILAXÉ! YÁ MODUPÉ!

Axé Quilombolas Internáuticos!


Estive pensando uma forma de falar sobre mães,é muito complexo falar sobre elas, sobre elas? Sobre a gente(risos),porque eu também faço parte.E queria escrevê - lo de um jeitinho que tivesse a a nossa cara. Por isso resolvi falar de Aydê.
Aydê é uma destas pessoas que transformam, faz da militância inspiração,nunca o contrário.
Orilaxé(a cabeça tem o poder de transformação),é isso que essa palavra em yorubá significa.E transformação é um processo q começa na cabeça em primeiro lugar.


Aydê faz arte na cabeça da de muitos e muitas...

Acorda cedo pra trabalhar, cuida da família,da casa,ensina seus filhos a se oolharem no espelho e gostarem do que Vêem.Ela canta reggae também e batalha pela sua arte, pela sua fonte de transformação.

E assim como ela,muitas são as Yás (mães) em que sua vida já é uma arte completa.


Trançando idéias,auto estima,alegria,sabedoria e amor, essa é a Yá . E da forma como agradecemos em nossa matriz yorubá; Yá Modupé (obrigada mãe!),modupé a todas as mulheres, centro do mundo através de cada útero...

Olorum modupé, por você Aydê, que representa aqui neste espaço quilombola internáutico a força,a alegria, a arte de ser mulher preta, mãe, companheira.

Axé.

Um comentário:

Ademario Ribeiro disse...

NÃO NEGO, NÃO NEGUE VOCÊ TAMBÉM


Não tenho como negar
Tudo em mim fala,
Tudo em mim se vê,
Tudo em mim sinto:
África!

Fala em mim
Meus cabelos,
Minha pele,
Meu nariz,
Minha boca,
Meus pés,
Meu som,
Minha arte,
Meu entendimento
Da energia
Dos elementos da Natureza...

Tudo isto fala
De África em mim
Mas, sobretudo
Fala em mim de África
Os meus arrepios,
Os meus sentimentos,
Os meus apaixonamentos
Quando estou diante
Do que África é
Ou traz Ela consigo
Ai, então, África me pega,
Manda, faz corrupio de mim e
África comanda!

Você vê África em mim
No meu sertão,
No meu gueto,
Na minha gana,
Na minha busca,
Na minha necessidade,
Na minha força,
Na minha ousadia,
Na minha engenhosidade,
Na minha plástica,
Na minha sabença e ensinança
Na minha lida com as plantas,
Na minha reverência aos mais velhos,
Na minha admiração lúdica
Diante das crianças,
Na minha gentileza dando
Boas vindas aos chegantes,
Abençoando aqueles que saem da min casa
Ou aldeia...
Tudo isto que você vê
Fala de África em mim
E por tudo isto que sou
E sinto e também pelo que você sente
Ou quando você investe
Contra mim
Produz racismo contra a humanidade
Aonde a humanidade teve a sua origem primeira...

A África em mim
E em você racista ou não
Admitindo ou não
Sendo ou não a favor
Da equidade racial
E contra a desigualdade social
Mesmo que não queira ou não queiram
África estará sempre ressurgindo
Sangue, ritmos, ciclos de vida
Para todo o sempre!!!

Camaçari, Dia de África em 2009

Ademario Ribeiro